sábado, 2 de outubro de 2010

Velhice ou terceira idade? - Comentário 3- Livro: Corpos Mutantes

O texto: Velhice, palavra quase proibida; Terceira Idade, expressão quase hegemônica, de Annamaria da Rocha J. Palacios nos faz refletir sobre o uso das expressões “velhice” ou “terceira idade”.

Seria a velhice uma época sombria, decrépita, repleta de temores da morte, de acompanhamento de doenças. A fase final da vida?


E a terceira idade apenas uma fase posterior a primeira e a segunda. Onde a primeira é a infância, a segunda a maturidade, e a terceira (ainda que aponte para o final da vida) não faz alusão a velhice e sim a uma próxima fase?

Annamaria mostra isso em sua pesquisa feita com anúncios publicitários de cosméticos e nas propagandas destinadas a este grupo de pessoas, principalmente em revistas femininas brasileiras na década de 90.

Nos enunciados de publicidade dos cosméticos, a partir dos anos 90, identifica-se um jogo de linguagens que determina que a velhice deve ser combatida, sabendo-se que a juventude pode ser conservada.
“combater a velhice é buscar recuperar a juventude, conservar a juventude é também combater a velhice” Annamaria Palacios

Assim, relata-se uma espécie de luta articulatória entre o vocábulo “velhice” e a expressão “terceira idade”. Um com suas conotações negativas e o outro liberto das mesmas.
Nesta luta articulatória de linguagens podemos afirmar que o fato de se chegar a velhice implica também em ter chegado a terceira idade. Então, ter chegado a terceira idade também implica em ter chegado a velhice?
De acordo com as campanhas publicitárias, somos induzidos a responder que não! Isto também seria politicamente incorreto. Chamar um indivíduo de velho provoca constrangimento entre o falante e o destinatário.
Falar “velhice” ou “terceira idade” ainda representa ambivalência semântica. A expressão terceira idade tende a tornar-se menos evidente pela familiaridade que o termo tende a adquirir. Ao mesmo tempo a palavra velhice cai em desuso, tende a sumir.
Então aqui fica o meu conselho:
Quando encontrar uma pessoa acima dos 60/65 anos de idade, cuidado com a expressão que irá usar. Você poderá estar ofendendo o mesmo se usar a expressão inadequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário