terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vídeos/ Filmes na sala de aula

De acordo com o texto de Maria Helena Bonilla (Educativo! Amarra que impossibilita o vôo) muitos professores ainda estão presos a só passarem vídeos e/ou filmes nas escolas, se os mesmos forem considerados educativos. E quem disse que a maioria dos filmes e vídeos existentes na TV, na web ou nos cinemas não são educativos?
O problema está no conceito da palavra educativo!
Para uns, educativo deve estar na lógica pedagógica da educação tradicional (filmes e vídeos de verdades únicas).
Mas, para outros, educativo é tudo que pode construir saberes. É saber significar ou resignificar o que está sendo trabalhado.
Se seguirmos o primeiro conceito de Educativo ficamos presos, amarrados a mesmice de sempre. Não construiríamos nada novo, pois já estaria tudo pronto. Ou seja, as visões e analises seriam as mesmas, o que impossibilitaria novos vôos, novos conceitos, outras visões.
Já se seguirmos o segundo conceito de educativo teríamos autonomia crítica, problematizaríamos o que ainda não foi discutido anteriormente. Teríamos outras visões, outros conceitos, outras compreensões, ou seja, “voaríamos por horizontes novos”.
Então Bonilla questiona:
Enquanto educadores, inseridos num sistema formal de educação, temos por objetivo básico que nossos alunos conquistem e exerçam a autonomia, a criticidade, a cidadania. Mas como atingir tais objetivos se os fatos do dia-a-dia de nossos alunos – estando aí incluída a novela, a propaganda, o filme – não são problematizados na escola, o locus propício para a análise e discussão do que vivenciam fora dela?”
E ela mesma responde:
“Não são os programas, filmes e softwares em si mesmos que vão conduzir à consecução de tais objetivos, e sim a postura que adotamos frente a eles. Mesmo que não concordemos com os conceitos, os valores éticos e estéticos que muitos veiculam, é ao suspendê-los na instância do dizível, trazendo à tona, desvelando, problematizando, discutindo seus valores, limites e possibilidades, que os mesmos se tornam educativos"
Ou seja, vamos botar nossas assas em movimento e voar alto!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Oi Paula,
    Uma fofura seu blog. Não fucei muito. Sabe como é vc não estava perto de mim pra traduzir rsrsrsrs.
    Beijos,
    LU

    ResponderExcluir