quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Educar na Era Digital



Qual o papel do professor na Era Digital?
Não há como lecionar da mesma forma que fomos ensinados anos atrás.
Se o aluno de hoje pertence a outra era (A era digital) não há por que forçá-los a voltar a "era do papel". Se a forma de viver mudou, então o professor também deve se adaptar aos novos tempos.
Mas infelizmente muitos professores utilizam as tecnologias apenas para reproduzir o conhecimento acreditando que ainda são os verdadeiros detentores do saber e que aos alunos cabe apenas assimilar o que eles passam. Ainda há aqueles que resistem ao uso de tecnologia e acham que o modo de ensinar de antes é melhor, e que as tecnologias não contribuem em nada com o saber. Mesmo os que aceitam bem a tecnologia não se sentem preparados para fazer bom uso delas e por isso receiam em usá-las. Precisamos entender como de fato este uso pode contribuir para formar alunos críticos e conscientes no mundo que o cerca para que possam contribuir e transformá-lo numa sociedade melhor.
E diante dos equipamentos tecnológicos que já estão presentes na sociedade, no dia-a-dia das pessoas e dos alunos, diante das rápidas transformações que ocorrem nas nossas vidas, seria uma contradição uma escola e seus professores não participarem dessa era de avanços tecnológicos, pois como estariam preparando indivíduos para a sociedade que exige cada vez mais informação e conhecimento?
Uma escola e seus professores precisam aliar o saber ao prazer, fazer a ligação entre tecnologia e educação de forma que possibilite a consonância entre os avanços sociais e o novo momento em que nos encontramos neste mundo de mudanças e transformações tecnológicas tão rápidas.
Repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo de educativo-tecnológico, com certeza, não é uma solução inteligente. Muito menos apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo!

Um comentário: